Foto: Reprodução

Ações do GDF em Santa Luzia desmentem narrativa política de Cappelli

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, atacou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), acusando-o de não investir em Santa Luzia, na Estrutural. A declaração é falsa: em abril, o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou R$ 80 milhões em obras no bairro, financiadas pelo Banco Itaú.

O projeto inclui redes de água e esgoto, drenagem pluvial, pavimentação e urbanização. A Caesb, responsável pelas obras, obteve o financiamento. “É importante destacar que o financiamento conta exclusivamente com garantias da própria Caesb, sem qualquer garantia ou aval da União”, afirmou o presidente da companhia, Luís Antônio Almeida Reis.

Em vídeo publicado nas redes sociais no sábado (26), Cappelli afirmou que Ibaneis “nunca foi a Santa Luzia” e “esconde a origem dos recursos”. A fala ignora fatos básicos: em 3 de abril, o governador esteve no bairro para assinar publicamente o contrato. “Esse projeto vai dar dignidade de vida para a população mais carente do Distrito Federal. Essa é a importância desse contrato com o Banco Itaú. A região da Santa Luzia é a mais carente; é onde as pessoas mais sofrem, e esse projeto de urbanização, com águas pluviais e esgoto, permitirá tirar essas famílias da extrema pobreza e garantir dignidade em suas moradias”, destacou Ibaneis.

O contrato, de R$ 260 milhões — que também inclui obras no Recanto das Emas —, prevê 46,5 mil metros de rede de água e 35 mil metros de esgoto em Santa Luzia, além de drenagem e bacias de absorção. A obra atende a uma antiga reivindicação dos moradores.

O ato político de Cappelli, que distribuiu panfletos enaltecendo o governo Lula e atacando o Buriti, foi criticado pela ausência de participação popular e pela falta de transparência sobre o financiamento do material de campanha.

Enquanto ele tenta desmerecer a ação do GDF, as obras em Santa Luzia avançam. O saneamento básico e a urbanização seguem firmes, acompanhados de ações sociais e educação ambiental promovidas pelo governo local.

Da Redação

Fred Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *